Texto 5
A arte da composição de Elliott Erwitt
Elliott Erwitt, cujo nome original é Elio Romano Erwitz, nasceu em 26 de julho de 1928 em Paris, filho de pais russos. Depois de viver em Milão nos anos 1930, a família se estabeleceu nos Estados Unidos pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Ele começou como autodidata no ramo de fotografia de casamento e depois frequentou cursos de fotografia em Los Angeles e Nova York. Em Nova York, Erwitt conheceu os fotógrafos Edward Steichen, Roy Stryker e Robert Capa. Após um período (1951 a 1953) na Europa a serviço dos governo dos EUA, ele voltou para Nova York e ingressou na então recém-criada agência Magnum Photos. Daí, iniciou uma carreira de sucesso que abarcaria fotografia comercial, jornalística, editorial e pessoal.
Além do fotojornalismo, Erwitt ficou conhecido por suas fotografias de cachorros tendo publicado, em 1974, seu primeiro livro sobre esse tema intitulado Son of Bitch. Nas décadas de 1990 e 2000, ele publicou mais três livros sobre o mesmo tema - Elliott Erwitt: To the Dogs (1992), Dog Dogs (1998) e Elliot Erwitt's Dogs (2008).
Para a marca italiana de café Lavazza, Erwitt produziu o calendário de 2000 com uma narrativa no seu estilo atemporal sobre as famílias europeias e sua relação com o café. Este estudo explora as diversas opções de composição presentes nesse pequenino recorte da obra do fotógrafo. Não é crível que um artista de tal talento e habilidade se prenda a soluções padronizadas para construir sua obra. O que temos aqui são indícios de sua “engenharia visual” apurada e como isso impacta no significado da imagem.
A Fotografia 1 destaca um grupo de mulheres de quatro gerações distribuídas de forma equilibrada na composição. A perspectiva “renascentista” com ponto de fuga centralizado e a simetria das poses dialogam com o afresco “Última Ceia”, também construído sobre a “armadura no retângulo”. A exclusiva presença de mulheres retratadas marca uma virada na questão do equilíbrio de gênero na nova sociedade. Destaque também para a centralidade da posição da pessoa mais idosa ao lado da mais nova — no mesmo plano — , constituindo uma noção de legado e afeto. As colunas das paredes e da janela estão em alinhamento vertical, reforçando a solidez do grupo retratado. A Imagem 1 mostra como as linhas simétricas conferem equilíbrio à cena. Curiosamente, há linhas que apontam para o cachorro, que passa a ser considerado um membro da família.
Fotografia 1
Imagem 1
Uma jovem família com papéis sociais não tradicionais. Esse é o tema da Fotografia 2: a mãe executiva à esquerda, no primeiro plano (cujo peso visual é acentuado pelo uso de uma lente grande angular), é observada pelos demais membros com admiração e afeto. A lente faz com que as verticais estejam inclinadas trazendo um dinamismo à imagem, conforme a Imagem 2. As pessoas estão voltadas para o centro conferindo um equilíbrio dinâmico para a cena.
Fotografia 2
Imagem 2
A Fotografia 3 traz uma jovem família em um momento descontraído. As diversas diagonais da estação e do trem apontam para um ponto de fuga no fim da estação de trem. Mas há outras linhas que guiam o olhar para o rosto da criança e sua mão espalmada. A posição central na cena, a direção do olhar direto para o espectador e as linhas indicam quem é o personagem principal, conforme e Imagem 3. A forte presença das diagonais e a posição dos membros da família no mesmo sentido do trem (para a direita) reforçam a sensação de movimento e dinamismo. A criança acena e "embarca" no século XXI.
Fotografia 3
Imagem 3
A Fotografia 4 retoma a simetria e o equilíbrio estático da armadura do retângulo. As diagonais da Imagem 4 reforçam a estabilidade da cena e induzem a concluir pela solidez do vínculo entre as pessoas. A intimidade é reforçada pelas poses simétricas, pelas expressões e, sobretudo, pelo detalhe dos pés em contato.
Fotografia 4
Imagem 4
Na Fotografia 5, temos um jovem casal de características físicas diferentes e duas crianças também de aparências distintas. O dinamismo e o frescor da cena são conferidos pela diversidade de características físicas e reforçados pelas diagonais (Figura 5). Cada adulto está emoldurado em um triângulo conferindo uma impressão de autoridade e segurança para as crianças.
Fotografia 5
Imagem 5
Três adultos em um momento de relativa intimidade e… um pequeno cão aparecem na Fotografia 6. A cena é estabilizada pelo equilíbrio entre os pesos visuais apoiados em um triângulo (Imagem 6). As paredes “limpas” ao fundo facilitam a visualização da imagem no espelho. O contraste entre a forma elíptica da banheira e o retângulo do espelho traz um dinamismo à cena, acentuado pela presença divertida do “pet”, um efetivo membro da família na virada do século. O pequeno modelo de barco na banheira reforça a descontração e a naturalidade.
Fotografia 6
Imagem 6
Erwitt não consegue se conter e traz o cão para o primeiro plano, quase o protagonista da Fotografia 7. Ambos os modelos olham para a lente do fotógrafo e estão com pesos visuais distribuídos de forma equilibrada na cena, embora a lente grande angular reforce o protagonismo do cão. Algumas diagonais (Imagem 7) emolduram e suportam os modelos, trazendo um dinamismo à foto.
Fotografia 7
Imagem 7
A Fotografia 8 mostra uma cena corriqueira de uma mãe trabalhando enquanto que cuida de duas crianças, sendo uma delas um bebê e a outra com independência suficiente para chamar a atenção do fotógrafo. O material de trabalho está espalhado no chão. Na Imagem 8, vemos que a família se conecta por meio de um triângulo “bem achatado” em um espaço comprimido, concentrada na porção esquerda da cena. As diagonais, o peso visual do bebê à esquerda e as linhas estruturais do ambiente — lareira, suporte da estante e da parede —, que estão inclinadas por conta da característica da lente, acentuam o dinamismo da imagem. O mesmo dinamismo que se espera da mãe para dar conta das suas atividades… com ajuda de um bom café.
Fotografia 8
Imagem 8
Na Fotografia 9, há um equilíbrio com as duas pessoas voltadas para o centro em um pequeno desnível de altura e de peso visual. As pessoas estão emolduradas de forma equilibrada e se conectam pelo olhar e pela direção de seus corpos (Imagem 9). As rodas das bicicletas conferem um certo ar de intimidade e companheirismo ao mesmo tempo em que as formas curvas dinamizam a cena. As árvores nas laterais atuam para criar uma noção de enquadramento dentro do enquadramento (“subframing”), aproximando os modelos.
Fotografia 9
Imagem 9
Fontes
Calendar 2000: a collaboration with Elliott Erwitt | Lavazza (lavazzausa.com)
https://www.lavazzausa.com/en/calendar/lavazza-calendar-2000-by-elliot-erwitt
Britannica
https://www.britannica.com/biography/Elliott-Erwitt